fbpx
PROJETO-LUMINOTÉCNICO

Analise os cenários a seguir:

Você está em dúvida entre dois restaurantes.

Os dois são praticamente iguais, porém você percebe que uma coisa os difere: o primeiro tem uma iluminação que parece convidativa e confortável. Em cada mesa, observa o toque acolhedor de luzes indiretas que proporcionam agradáveis conversas.

Na varanda, um varal de lâmpadas romantiza o local e seu olhar se fixa na beleza ornamental do jardim – realçado por luzes estrategicamente distribuídas.

No segundo, a fachada está apagada e sem graça. Dentro, apenas luzes brancas no teto e as mesas de canto não são favorecidas. O jardim pode até ser bem feito, mas à noite é impossível visualizar muita coisa. Você sente que falta alguma coisa nesse cenário e opta pelo primeiro restaurante. Por quê?

Por que na segunda opção, faltou um projeto luminotécnico no local.

O que é um projeto luminotécnico?

Projeto luminotécnico é a nomenclatura que define a consideração de todos os detalhes de cada ambiente para receber iluminação. O projeto luminotécnico é um fator fundamental para o fator estético de um imóvel.

Mas o projeto luminotécnico não visa apenas a estética. Afinal, quem não gosta de chegar em casa depois de um dia cansativo e acender as luzes da sala, por exemplo, e sentir-se confortável acolhido por uma iluminação confortável em tons menos marcantes?

Um projeto luminotécnico bem elaborado visa analisar a função dos ambientes para adaptar a quantidade de luz necessária. Envolve também o cálculo do nível de iluminação para o conforto visual eficiente. Geralmente, um projeto luminotécnico é desenvolvido por um arquiteto ou um designer de interiores.

Quando um arquiteto ou designer projeta a distribuição dos pontos de luz nos ambientes, ele se atenta em alguns requisitos básicos, tais como:

  • cores das paredes e do piso;
  • medida do pé direito do ambiente;
  • função do ambiente;
  • luminária ideal;
  • potência das lâmpadas;

Benefícios de um projeto luminotécnico

O projeto luminotécnico conta com muitas vantagens interessantes. Vamos analisar abaixo, alguns deles:

Nos ambientes internos

A luz possui funções essenciais para o impacto visual: modelar, ampliar, redefinir espaços, e influencia no conforto visual e térmico do ambiente. As escolhas da lâmpada e da potência da luz podem ditar até mesmo se as pessoas se sentem à vontade ou não, no determinado espaço.

Em áreas externas

Um jardim pode ser realçado pela iluminação. Quando a residência possui algum espaço receptivo, a iluminação pode servir de guia para os convidados e visitantes até o local.

No projeto luminotécnico, o profissional analisa quais os pontos merecem destaque e qual a melhor solução em lâmpadas e luminárias para o espaço.

Como isso pode valorizar o imóvel

Um projeto de iluminação bem elaborado realça os pontos positivos de um imóvel. Analisando a comparação que foi feita no começo da matéria, podemos imaginar o mesmo cenário em relação à venda de um imóvel.

Um possível comprador pode se interessar, e muito, por um imóvel que tem seu jardim embelezado por lâmpadas ornamentais. Ao entrar na sala, ele sente-se confortável com o ambiente acolhedor e criativo.

Na cozinha, ele se encanta com as dicroicas estrategicamente posicionadas e o tom agradável das peças, por conta do efeito visual.

Um projeto luminotécnico visa economia, bem estar e durabilidade dos materiais. Isso eleva o patamar do patrimônio e realça os pontos fortes do imóvel.