fbpx

Como criar um quarto montessoriano

QUARTO-MONTESSORIANO

Se você está à procura de alternativas para decorar o quarto adequado com o desenvolvimento infantil, provavelmente já se deparou com a opção de montar um quarto montessoriano ao pesquisar sobre o assunto. Caso não tenha ficado sabendo do método por esse nome, pode ter visto fotos de ambientes em que as camas e outros móveis do quarto da criança ficam bem próximos ao chão em um estilo pouco tradicional, mas visualmente atrativo.

Neste artigo, você descobrirá não só como montar um quarto montessoriano, mas também as vantagens de adotar essa técnica na decoração de um ambiente infantil. Por fim, aprenderá sobre alguns cuidados que precisará incorporar na rotina familiar para que a técnica funcione, e seu filho se torne uma criança cada vez mais independente a partir do momento em que se apropriar do seu próprio quartinho.

Para começar, você aprende mais abaixo sobre o Método Montessori, que é usado como inspiração para a técnica empregada no design do quarto montessoriano.

O que é o método Montessori?

Apesar de o quarto montessoriano estar ganhando notoriedade mais recentemente entre as mães, o método que inspira essa alternativa de design não é nada atual. A italiana Maria Montessori (1870-1952) é quem o desenvolveu, tendo em mente a educação e o desenvolvimento das crianças no âmbito da pedagogia, mas seus livros foram publicados no início do século passado.

Maria Montesorri

Maria Montesorri

Apesar da distância entre as realidades de Montessori e o momento atual, os ensinamentos da educadora não só permanecem como se estenderam para outras áreas do conhecimento que estejam atreladas ao desenvolvimento das crianças. Acontece que os estágios de desenvolvimento do ser humano não mudam, fazendo com que muitos aspectos do método sejam aproveitados até mesmo na hora de pensar em como será o quarto de um bebê.

No método Montessori, como é entendido tradicionalmente, enfatiza-se o respeito pela autonomia e liberdade da criança com relação ao modo como ela usa seu corpo, convive em sociedade e até como os ambientes podem afetá-la psicologicamente. Prioriza-se dar a oportunidade para que as crianças possam se sentir livres e autônomas nos ambientes educacionais, o que incentiva que cada criança manifeste sua natureza, desejo e personalidade desde muito cedo.

“Agora, como esse método pode ser empregado na decoração do quarto do meu bebê?”, é o que você pode estar se perguntando. Mais informações sobre a montagem e utilização de um quarto montessoriano serão apresentadas a seguir.

A transição do método educacional para o quarto montessoriano

Não é necessário matricular uma criança em uma escola que siga a abordagem montessoriana para que ela se torne independente em seus pensamentos e atitudes. É possível estimular esse posicionamento apenas estruturando o quarto dela.

Abaixo você tem um passo a passo de como essa tecnologia pode ser empregada.

  • Não exagere na decoração. O ambiente deve estimular a movimentação desimpedida da criança pelo quarto, fazendo com que muitos brinquedos e móveis se tornem um empecilho. No entanto, tenha em mente que o crescimento da criança traz a necessidade de alguns ajustes para o quarto, como uma barra de apoio anexada à parede, para aquelas que estão aprendendo a andar, por exemplo.
  • Facilite o acesso da criança aos espaços em que ela pode tomar decisões por si própria. Um exemplo claro disso é a cama, que em um quarto montessoriano trata-se apenas de um colchão no chão. Dessa forma, se o bebê sentir sono e quiser dormir, ele mesmo é capaz de tomar essa decisão e se deslocar (engatinhando ou andando) até lá.
  • Crie estações no quarto, isto é, desenvolva espaços com objetivos específicos para cada atividade da criança. Se a cama é o local para a criança dormir e ouvir uma história, também deve existir no quarto um local para ela brincar, manusear seus livrinhos e se vestir como quiser.
  • Torne os objetos e móveis do quarto acessíveis à criança. É importante lembrar que um dos princípios do método Montessori é a acessibilidade, de modo que os brinquedos, as roupas e a cama, devem estar todos ao alcance de seu filho para que ele possa se apropriar das coisas que lhe pertencem e desenvolver um comportamento autônomo.
  • Escolha móveis e objetos que estimulem diferentes experiências sensoriais. Em vez de se preocupar com diferentes texturas e cores nos brinquedos e móveis, invista em acessórios que promovam outras maneiras de entreter a criança por meio dos sentidos dela. Espelhos baixos são um exemplo bastante tradicional nesse tipo de quarto, já que estimulam o autoconhecimento sem a mediação dos adultos.

Quarto montessoriano Quarto montessoriano Quarto montessoriano Quarto montessoriano Quarto montessoriano

É muito importante lembrar que com toda essa liberdade em perspectiva, os pais certamente precisarão tomar alguns cuidados com relação à movimentação da criança. Veja a seguir algumas medidas preventivas para evitar acidentes no quarto montessoriano.

Cuidados na elaboração de um quarto montessoriano:

Se o seu filho ainda não nasceu, procure estabelecer uma rotina para o sono dele. No entanto, se você já tem um bebê em casa e quer realizar a transição para a cama típica do quarto montessoriano, verifique se a criança não tem problemas para dormir no horário estabelecido, evitando assim que ela não durma porque foi estimulada a ficar acordada por muito tempo por alguma razão.

Quarto montessoriano  Quarto montessoriano Quarto montessoriano

  • Evite colocar no quarto móveis com quinas.
  • Evite os brinquedos muito pequenos, que podem ser engolidos ou machucar os pés da criança, já que ela deve ficar totalmente livre para brincar dentro do quarto.
  • Não ponha no quarto da criança um espelho de vidro. Use as opções de acrílico.
  • Em vez de utilizar pregos para pendurar quadros ou estantes na parede, utilize opções que não ofereçam riscos para a criança, como uma fita dupla face, massas adesivas ou velcros.
  • Deixe as tomadas do quarto fora do acesso da criança (no alto ou escondidas).
  • Limpe o chão, os móveis e os brinquedos com regularidade. Lembre-se que, no geral, aquilo que a criança vê ela vai colocar na boca. Assim, é imprescindível que tudo no quarto esteja bem limpinho.

Pronto! Agora você já conhece tudo o que é essencial a respeito de como criar um quarto montessoriano e pode considerar adotar essa excelente alternativa para dar mais qualidade ao desenvolvimento do seu filho.