fbpx
CUIDADOS-COM-IMÓVEL-NA-PRAIA

Com o efeito caótico dos centros urbanos, ter uma casa de veraneio é como um oásis em meio ao deserto. Uma viagem de férias pode se tornar o pontapé inicial para a busca por um imóvel com vista para o mar.

O litoral brasileiro é o berço de praias que são consideradas as mais lindas do mundo. Mas para que a realização de um sonho não se torne um pesadelo, é importante atentar-se para alguns cuidados básicos na hora de comprar um imóvel à beira mar.

Dicas importantes para comprar um imóvel na praia

Muitas pessoas decidem fixar residência em sua praia predileta. Alguns procuram o refúgio de sentir a maresia e se conectar com a natureza. Outros estão interessados em imóveis para passar uma temporada e reunir a família.

Independente dos motivos, os cuidados abaixo devem ser seguidos para que não haja decepção depois da compra:

Não compre um imóvel movido pela emoção

Muitas vezes, somos levados a agir de maneira imprudente pela excitação do momento, talvez por uma oportunidade que parece “imperdível”, mas que depois pode gerar muita dor de cabeça, dívidas pendentes e documentações atrasadas.

Análise da documentação do imóvel

A primeira coisa que deve ser feita durante a compra de um imóvel é ter um olhar analítico sobre a documentação. Se estiver em construção, é importante verificar o registro de incorporação e toda a documentação de praxe.

Análise de perfil

Muitas vezes, a escapada para a praia dos sonhos acontece fora de temporada, quando as praias estão praticamente vazias e tranquilas. Porém, em épocas de temporadas elas costumam ficar cheias, então se pergunte: o que procuro?
Descansar?
Badalação?
Fixar residência?
Alugar para temporada?

A resposta sincera a essas perguntas definirão se o local que está pensando em comprar um imóvel é o seu perfil ou não. Faça uma análise criteriosa da vizinhança.
“Será que o perfil do lugar onde tenho interesse é o que realmente procuro?”.

Avalie o entorno do imóvel

Muitas vezes, o local pode ser uma afluência de beleza, porém a segurança é precária. Aliar as duas vertentes é sempre a melhor opção. Seja detalhista, levando em consideração particularidades que podem passar despercebidas quando a vontade fala mais alto:

  • Escolha da praia ideal
  • Infraestrutura da região
  • Alta temporada
  • Segurança local
  • Segurança do bairro
  • Custo-benefício

Em primeiro momento, o objetivo da compra de um imóvel não é desfazer-se do mesmo. Mas é muito importante concentrar-se na valorização da casa ou apartamento, devido a mudanças de circunstância.

Adquirir um imóvel na praia é a realização de um sonho para muitos. Porém, é muito importante pensar no futuro também. Se for preciso vender o imóvel, será que ele está em uma região valorizada? Consigo vender ou alugar facilmente?

Manutenção de um imóvel na praia

Manter uma casa de veraneio é uma conquista. Mas é bom lembrar-se que uma casa ou apartamento no litoral requer manutenção constante:

  • Limpar a caixa d´água regularmente
  • Preservar os conteúdos dos armários
  • Livrar as paredes do mofo
  • Tratar a piscina
  • Livrar o imóvel de pragas
  • Cuidar dos armários
  • Dar atenção aos estofados
  • Conservar o mobiliário

Pode parecer utopia, mas seguir as dicas acima e ter um imóvel com vista para o mar é um excelente investimento. Afinal: um recanto paradisíaco para chamar de seu é um bálsamo em meio à selva de pedras, não é mesmo?

Para conquistar seu paraíso particular e saber mais a respeito dos melhores imóveis, consulte-nos!