fbpx

O que é Smart Home?

SMART-HOME

Imagine o cenário: depois de um dia cansativo no trabalho você chega em casa e a porta se abre com apenas um click. As luzes se acendem conforme você entra em cada cômodo, sua música predileta começa a tocar em um volume que não incomoda. Está frio lá fora, mas dentro da sua casa a temperatura já está de acordo com seu gosto.

Parece cena de filme, não é mesmo? Mas o projeto futurista já está em voga e esse tipo de casa já tem nome: Smart Home.

Nesse artigo, consideraremos os preceitos básicos de uma Smart Home, bem como as vantagens de ter uma casa automatizada e como a tecnologia está andando de mãos dadas com a área da construção civil.

Qual é o conceito da Smart Home

Smart Home – ou traduzido ao pé da letra – casa inteligente, é um conceito futurista de casas equipadas com produtos conectados em uma rede. A conexão varia entre Wi-Fi ou Bluetooth, e seu objetivo primário é facilitar a vida do morador.

A Smart Home tem um leque de tecnologia de ponta, seja para controlar a temperatura, dobrar a segurança, realizar ajustes na iluminação, tudo isto é feito utilizando um sistema dentro da própria casa, ou controlado remotamente utilizando tablet, computador ou telefone.

Essa nova tendência do mercado imobiliário vai muito além de uma casa automatizada. A Smart Home é uma personalização do gosto do cliente. É a definição exata do padrão de vida do morador.

Quais são os aparelhos mais utilizados na automação

Entre muitas facilidades de uma casa automatizada, segue alguns utilitários do programa que são os carros-chefes de uma Smart Home:

Sensores de presença

Os sensores de presença detectam o movimento de pessoas. Os sensores possibilitam sua instalação nas áreas internas e externas do imóvel como: varandas, quintais, terraços, garagens e etc. Os sensores acendem as luzes ou as apagam se não houver alguém presente.

Ao ser conectado a central Smart, este sensor enviará um sinal caso detecte qualquer movimento dentro do seu alcance. Além do mais, os sensores de presença tem reconhecimento facial, o que possibilita que o app personalize a ambiência da casa de acordo com a preferencia do morador.

Som ambiente

A experiência sonora de uma Smart Home possibilita, por exemplo, que o morador usufrua de um filme com qualidade de cinema. Também permite ouvir música ou jogar jogos de vídeo game com qualidade.
O som pode ser tocado em cada ambiente, sem interferência sonora de um cômodo para outro.

Controle de temperatura

Através do aplicativo de uma Smart Home, o proprietário pode regularizar a temperatura ambiente antes mesmo de chegar em casa. Se estiver muito calor, ao abrir as portas de casa terá o prazer de sentir o ar fresco. Se estiver muito frio, um ambiente aquecido está a sua espera.

O morador poderá inclusive ligar ou desligar uma lareira elétrica, se esta estiver automatizada.

Saudação

Sabe aquela cena de filme, aonde a pessoa chega em casa e uma voz amistosa a cumprimenta? A Smart Home também tem esse comando. Inclusive ela pode indicar as horas e lembra-lo de algum compromisso.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial permite que o morador entre em casa sem precisar de chaves. Através do reconhecimento facial, a casa inteligente ainda pode personalizar o ambiente de acordo com o rosto identificado.

Banheiros sustentáveis

Os banheiros de uma Smart Home também são desenvolvidos pensando no meio ambiente e na economia. A água do chuveiro, por exemplo, é reaproveitada para as descargas da casa. E através de um controle remoto, pode-se mudar a temperatura do chuveiro durante o banho, sem precisar desligar a água para ajustar a temperatura.

Travas biométricas

Através das travas biométricas, o proprietário poderá armar, desarmar, ser notificado de disparos, histórico, avarias no local, bateria baixa dos sensores, porta ou janela aberta e muito mais.

Além disso, as travas possuem sensores que informam se alguma porta ou janela ficou aberta. Dependendo da automatização, os sensores podem vir equipados com sistema exclusivo anti-clonagem supervisionados pelo próprio morador ou através da central do programa.

Cenário inteligente

Através de um sistema intuitivo e prático, a Smart Home pode criar um cenário inteligente para cada ambiente. Por exemplo, o proprietário quer tirar uma soneca à tarde: através de um clique as cortinas se fecham, a iluminação se apaga, talvez uma música de fundo começa a tocar e o programa aciona o alarme para o horário que a pessoa quer despertar.

E muito mais…

Como a Smart Home pode facilitar seu dia-a-dia

As casas inteligentes estão aqui para provar que inteligência artificial já não é apenas coisa de filme de ficção científica. Em uma Smart Home, o usuário tem controle total de cada produto conectado em sua casa.

A casa do futuro, apelido carinhoso da Smart Home, é toda planejada visando extrair a melhor experiência do usuário dentro do seu próprio lar. Com a tecnologia de ponta a seu favor, a automatização ainda reduz o consumo de energia ao mesmo tempo em que é ecologicamente sustentável.

Mesmo se estiver fora de casa, o morador poderá acessar os comandos necessários através de um celular ou tablet. Por exemplo: esqueceu-se de desligar o forno e já está no trabalho? O app avisa qual aparelho está em atividade e você poderá desativá-lo remotamente.

Principais benefícios da casa automatizada:

  • Mais conforto e praticidade
  • Economia de energia e água
  • Segurança
  • Automatizar uma residência valoriza o imóvel

Parece um sonho, não é?

Mas o sonho tem se tornado cada vez mais realidade no meio da construção civil. Os pedidos pelas casas inteligentes, ou Smart Homes estão crescendo cada vez mais e engana-se quem pensa que só casa de altíssimo padrão pode ter sistema automatizado.

Embora a automatização seja recomendada desde o início do projeto de uma casa, as facilidades da Smart Home podem ser instaladas mesmo em casas comuns, basta o planejamento adequado e a contratação do serviço de qualidade.

Automação residencial: como a tecnologia pode valorizar seu imóvel

A automatização residencial é uma forma de valorizar o imóvel. Claro, não compramos um imóvel pensando em se mudar depressa. Mas mesmo assim, o investimento em um sistema automatizado agrega mais valor para o imóvel visto que melhora a segurança e o conforto da casa.

A Smart Home ainda está ganhando território em solo nacional. Mas mesmo assim, um comprador potencial com certeza se impressiona com as vantagens do sistema. Um bônus para a Smart Home é a economia na conta de luz ao fim do mês.

A área da construção civil vê um potencial muito grande na Smart Home e não é para menos: economia, conforto, segurança e tecnologia – tudo ao seu dispor com apenas um click!