fbpx
TECNOLOGIA-E-CONSTRUÇÃO-CIVIL

Após o trabalho meticuloso que alia mentes criativas da engenharia e arquitetura, entra em cena o plano de ação: a construção. A construção civil materializa o que antes pertencia apenas aos rabiscos de uma prancheta e a tela do computador.

Desde um projeto simples até arranha-céus e obras de maior porte, as construtoras ganharam de presente algo que o século XXI trouxe em sua mala de viagem: tecnologia!

 

Como utilizar a tecnologia a favor da Construção Civil

Existem diversas maneiras de implementar a tecnologia em uma obra de construção civil. Abaixo, estão alistadas as principais delas, nas quais serão abrangidas discussões sobre o tema e como ela faz parte do dia a dia da construtora:

 

Aproveitamento de luz e ventilação natural e a eficiência energética

Os engenheiros, arquitetos e construtores são verdadeiros mágicos com truques na manga. Eles podem utilizar a própria iluminação e ventilação natural para evitar desperdícios e resultar em impacto visual para os proprietários do empreendimento.

A eficiência energética é a capacidade de usar a mãe-natureza a favor de construções sustentáveis. Entradas de iluminação e passagens de ar em pontos estratégicos cumprem esse papel e reciclam o que as fontes naturais de energia proporcionam.

 

Uso de laje protendida e a redução de tempo e custo na obra

As lajes protendidas são feitas de um concreto que fica permanentemente comprimido, onde o aço passa pelo processo de protensão.

Esse tipo de laje protege a construção de corrosão e fissuras com o decorrer do tempo. Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.

Novamente, a tecnologia empregada aqui gera custo-benefício em relação à durabilidade e torna a construção esteticamente mais bonita.

 

Eficiência no uso de materiais

Selos sustentáveis dão credibilidade a qualquer obra, visto que a construtora utiliza materiais verdes e reciclados, reutiliza a água, usa blocos ecológicos e se atenta para o consumo de energia que o empreendimento demanda.

Levar a sustentabilidade do uso de materiais para o canteiro de obras é usar a tecnologia a favor da construção civil.

 

Aproveitamento de espaços e a área útil;

Com o custo elevado do metro quadrado, é imprescindível investir em aproveitamento de espaços. Isso não significa criar cubículos que mais parecem uma caixa de fósforos. Aproveitar bem um espaço é sinônimo de transformar um lugar pequeno em uma planta bem elaborada.

Para uma boa construtora, é fácil tirar um coelho da cartola aproveitando cada espaço em benefício do cliente final.

 

TECNOLOGIA-E-CONSTRUÇÃO-CIVIL_2

 

O que o futuro reserva para a construtora

A linha do tempo continua a correr depressa, trazendo novidades, tecnologias e agregando valores à área da Construção Civil. Falando um pouco sobre esse tópico, é importante considerar os fatores abaixo:

 

Urbanização vertical e a criação de espaços coletivos

Implantar a urbanização vertical valoriza a região, pois aproveita um lote de área para construir um edifício ao invés de uma casa que abriga apenas uma família padrão. Dessa forma, a área fica povoada e valorizada.

Aliado a esse aproveitamento de espaço, existe ainda o eterno flerte do ser humano em relação à natureza. E isso é muito natural, pois dependemos dela para sobreviver. Utilizar áreas de espaço coletivo pode suprir um pouco dessa necessidade na selva de pedra.

A criação de jardins, praças, parques e fontes pode deixar fluir essa conexão do contato com a natureza.

 

Implementação de tendências sustentáveis

Através de ideias simples, a tecnologia andará de mãos dadas com a construção civil por muito tempo, e isso pode ser usado em favor da natureza:

  • Automação Predial
  • Materiais de construção ecológicos
  • Aproveitamento de água pluvial
  • Cobertura Verde

 

Não é para menos que as construtoras que aderem um padrão de compromisso com a população e dão visibilidade às tendências sustentáveis no Brasil ganham em disparada no quesito Tecnologia versus Construção Civil.